Yokohama desenvolve sistema que usa IA para prever propriedades físicas da borracha
A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou na semana passada que em dezembro de 2020 teve sucesso no desenvolvimento de um sistema proprietário que utiliza IA para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha. O sistema já está sendo usado para projetar compostos de borracha para os produtos da empresa. A produtora espera que a capacidade do sistema de conduzir um grande número de experimentos virtuais permitia maior velocidade no desenvolvimento de compostos, reduza os custos de desenvolvimento e desenvolva produtos de melhor desempenho. O sistema também tornará mais fácil para engenheiros menos experientes criar novos compostos.
O sistema foi desenvolvido sob o novo conceito de utilização de IA da Yokohama, HAICoLab (acrônimo para “Humans and AI ColLaborate” para inovação digital. Também é o nome do laboratório para pesquisas conjuntas de humanos e IA.), que foi lançado em outubro de 2020. O sistema usa IA para prever as propriedades físicas de um composto de borracha com base nos parâmetros de design do composto fornecidos por um engenheiro. Além disso, para facilitar a capacidade dos engenheiros de confirmar os resultados previstos, o sistema inclui uma função que exibe a acuracidade das propriedades físicas previstas procura simular uma composição que alcançará as propriedades físicas mais próximas das almejadas. No futuro, a empresa expandirá o uso desse novo sistema para desenvolver compostos de borracha para uso em pneus para uma ampla gama de outros produtos da empresa, incluindo mangueiras e correias transportadoras.
HAICoLab é um novo conceito que visa promover inovações digitais, facilitando esforços colaborativos que mesclam a inspiração e a criatividade humanas com a enorme capacidade de processamento de dados da IA. A Yokohama tem como objetivo adquirir novos conhecimentos criando e coletando dados com base em condições hipotéticas estabelecidas por humanos e, em seguida, aplicando IA para prever, analisar e procurar o resultado mais ideal. A empresa tem avançado nos desenvolvimentos tecnológicos usando IA em seus processos de design e desenvolvimento de materiais e pneus.
Por meio desse esforço, a acredita que contribuirá para a realização da “Sociedade 5.0”, uma sociedade futura que aprimorará as experiências das pessoas e aproveitará as vantagens de tecnologias inovadoras como IA e IoT, conforme defendido pelo Gabinete do governo japonês.
Um comentário em “Yokohama desenvolve sistema que usa IA para prever propriedades físicas da borracha”