Yokohama Rubber desenvolve a primeira tecnologia do mundo para a produção de butadieno a partir de biomassa

Yokohama Rubber desenvolve a primeira tecnologia do mundo para a produção de butadieno a partir de biomassa

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou hoje que desenvolveu a primeira tecnologia do mundo capaz de produzir butadieno de forma eficiente a partir de biomassa. O avanço foi alcançado pelo “Laboratório de Produção de Bio-monômero” estabelecido em conjunto com a RIKEN e a Zeon Corporation. O butadieno é uma matéria-prima básica usada para fazer borracha sintética usada em pneus de automóveis e outros produtos. Atualmente, o butadieno industrial é produzido como subproduto da pirólise da nafta. Como tal, o desenvolvimento de uma tecnologia independente de produção de butadieno ajudará a reduzir a dependência do petróleo e diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2), uma das principais causas do aquecimento global.

A equipe de pesquisa conjunta conseguiu criar células com excelente capacidade de produção de butadieno usando novas vias artificiais e enzimas. Isso torna possível passar por intermediários mais baratos do que as vias metabólicas convencionais e, incorporando o conhecimento das enzimas que foram desenvolvidas até agora, o custo da produção fermentativa do butadieno será significativamente reduzido. Os resultados da pesquisa da equipe serão publicados em 13 de abril (às 19h no horário do Japão) na Nature Communications, um jornal online com sede em Londres e outros lugares que publica pesquisas de alta qualidade em todas as áreas das ciências naturais. A equipe também conseguiu produzir borracha de polibutadieno a partir do butadieno produzido pela primeira produção de fermentação do mundo usando essa nova tecnologia.

Anteriormente, em 2018, o Laboratório de Produção de Bio-monômero alcançou outra inovação mundial ao conseguir usar uma nova via artificial e enzimas altamente ativas para criar células com excelente capacidade de síntese de isopreno. A tecnologia atinge um processo integrado que utiliza uma biomassa (açúcar) gerada nas células para desencadear a produção do isopreno.

A Yokohama Rubber, o RIKEN Center for Sustainable Resource Science (CSRS) e a Zeon têm cooperado em projetos de pesquisa conjuntos desde 2013. O Laboratório de Produção de Bio-monômero foi estabelecido dentro da RIKEN em abril de 2020, e sob o “Programa de Pesquisa Colaborativa Integrada da RIKEN com a Indústria ” e tem acelerado pesquisas que irão alcançar os resultados necessários para a sociedade. No futuro, a equipe conduzirá pesquisas para estabelecer enzimas altamente produtivas e uma tecnologia de purificação eficiente, combinando organicamente o know-how e as tecnologias da borracha da Yokohama, RIKEN e da Zeon.

RIKEN é a única instituição de pesquisa abrangente do Japão para as ciências naturais. A RIKEN CSRS se dedica à realização de uma sociedade sustentável por meio de sua pesquisa no campo das funções biológicas, especialmente sua pesquisa básica sobre o uso eficaz de bioprocessos vegetais-microrganismos.A Zeon, um fabricante líder de borrachas sintéticas, coloca sua ênfase de pesquisa na tecnologia do catalisador de polimerização e no aprimoramento do desempenho das borrachas sintéticas. A Yokohama Rubber, como um fabricante de pneus e produtos de borracha, está ativamente engajada na pesquisa sobre a utilização de biomassa derivada de plantas, que é neutra em carbono (níveis de emissão de CO2 = níveis de absorção de CO2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *