Pirelli P Zero Slick e o Dallara Stradale EXP: parceria de sucesso no circuito de Mugello, na Toscana
Os pneus Pirelli P Zero Slick foram selecionados pela Dallara para equipar o exclusivo Stradale EXP, uma versão do Stradale de rua projetada para uso em pista com 500 cv, 720 Nm de torque e pesando apenas 890 kg.
Os engenheiros da Pirelli enfrentaram um difícil desafio no desenvolvimento desses pneus slicks dedicados, que são necessários para suportar cargas extremamente altas. Os pneus P Zero desenvolvidos especialmente para o Stradale EXP permitiram à Dallara atingir seu objetivo de dar uma volta no circuito de Mugello em menos 1min46s: uma meta superada quando o carro e seus pneus Pirelli registraram uma volta de 1min45s837.
O Dallara Stradale EXP é uma evolução do Stradale com o objetivo de proporcionar uma experiência para todos, da estrada à pista, permitindo que os participantes de um track day se divirtam sem ter que se submeter às restrições de homologação dos carros de rua. A estreia do carro aconteceu no Pirelli P Zero Experience em Mugello, um dos eventos mais exclusivos dedicados a gentleman drivers que querem levar seu carro para a pista e testar os modelos de melhor desempenho dos fabricantes para os quais a Pirelli produz pneus sob medida.
“Com os pneus do Dallara Stradale EXP, nosso objetivo era oferecer o máximo desempenho combinado com uma maior faixa de trabalho possível. Como também acontece com os carros GT, o objetivo era a versatilidade. Queríamos um P Zero que fosse fácil de usar para os gentleman drivers, que precisam de um pneu que possa oferecer uma resposta clara, mas também adequada para os pilotos mais exigentes”, destacou Pierangelo Misani, vice-presidente sênior de Pesquisa & Desenvolvimento e Cyber da Pirelli.
O desenvolvimento dos pneus para o Stradale EXP apresentou vários desafios técnicos para os engenheiros da Pirelli. Na pista, seu habitat natural, o carro gera cargas dinâmicas significativas, comparáveis às experimentadas com um carro de corrida GT3. A solução buscada foi em um desenvolvimento preciso de estruturas e materiais, o que levou ao uso de um composto mais macio (médio) para o eixo dianteiro e um mais rígido (duro) para o traseiro para garantir um bom equilíbrio dinâmico do carro e proporcionar níveis homogêneos entre desempenho, aderência e resistência a diferentes temperaturas, graças à introdução de polímeros de nova geração. Isso explica a nomenclatura diferente entre os pneus dianteiros DMA e os pneus traseiros DHA. Antes da estreia oficial no Pirelli P Zero Experience, o Stradale EXP com pneus P Zero Slick percorreu mais de 9.000 km em várias pistas, incluindo Barcelona, Misano e Vallelunga, para ser testado em uma variedade de condições representativas em diferentes circuitos.