CEAT adquire a unidade de pneus e esteiras off-road da marca Camso da Michelin

CEAT adquire a unidade de pneus e esteiras off-road da marca Camso da Michelin

A CEAT, uma empresa do grupo RPG, e a Michelin, anunciaram esta semana que firmaram um acordo definitivo para que a CEAT adquira a unidade de pneus diagonais e esteiras off-road para equipamentos de construção da marca Camso da Michelin em uma transação totalmente em dinheiro, avaliada em cerca de US$ 225 milhões. A transação incluirá um negócio com receita de aproximadamente US$ 213 milhões para o ano de 2023, além da propriedade global da marca Camso e duas instalações de fabricação de ponta.

A Camso é uma marca no segmento de pneus e esteiras para equipamentos de construção, com forte presença nos mercados da União Europeia e da América do Norte, tanto no mercado de reposição quanto no segmento original (OEM). Após um período de licenciamento de três anos, a marca Camso será permanentemente atribuída à CEAT em todas as categorias. Essa aquisição ampliará o portfólio de produtos da CEAT em segmentos de alta margem, como pneus e esteiras off-road (OHT), incluindo pneus e esteiras agrícolas, pneus e esteiras para colheitadeiras, esteiras para esportes motorizados e pneus para manuseio de materiais.

Com isso, a Michelin deixará de atuar nas atividades relacionadas a pneus diagonais para equipamentos compactos e esteiras de construção.

A aquisição representa um marco significativo para a CEAT em sua ambição de se tornar uma líder global no segmento de OHT. Ao longo da última década, a CEAT tem focado no desenvolvimento de seu negócio OHT, que agora conta com mais de 900 produtos e cobre cerca de 84% das demandas do segmento agrícola. A aquisição da Camso permitirá que a CEAT amplie sua base de produtos para incluir esteiras e pneus de construção. Mais importante, a aquisição oferecerá acesso a uma base global de clientes, incluindo mais de 40 fabricantes de equipamentos originais (OEMs) internacionais e distribuidores premium de OHT.

A CEAT traz para a Camso a capacidade de expandir para outros segmentos, como pneus agrícolas. Ambas as marcas são altamente complementares em termos de posicionamento e capacidades.

CEAT e Michelin estão comprometidas em garantir uma transição coordenada e tranquila para clientes, fornecedores e todos os funcionários. As instalações de fabricação adquiridas estão localizadas no Sri Lanka.

A transação está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias competentes.

Anant Goenka, vice-presidente da RPG Enterprises, afirmou: “Esta aquisição tem uma importância estratégica significativa para a CEAT, pois acelera a jornada da empresa para se tornar uma fabricante de pneus líder global. A Camso é uma marca de destaque no mercado de pneus off-road, construída ao longo de muitos anos com investimentos em superioridade de produtos e excelência em fabricação, desenvolvida sob a liderança da Michelin.”

“O mais importante é que encontramos um grande alinhamento cultural entre a Camso e a CEAT devido à nossa abordagem de trabalho baseada no TQM (Total Quality Management).”

Arnab Banerjee, diretor-geral e CEO da CEAT, comentou: “A marca Camso se encaixa perfeitamente na estratégia de crescimento do negócio de pneus off-road da CEAT, melhorando nosso perfil de margem. O acesso aos clientes mais premium, a uma marca de alta qualidade e a uma força de trabalho global qualificada é o que mais nos entusiasma nesta aquisição. O segmento de esteiras é tecnologicamente avançado e conta com um número limitado de players globais. Identificamos grandes sinergias entre as marcas CEAT e Camso e estamos confiantes de que ambas se beneficiarão tremendamente de suas capacidades e posicionamentos complementares.”

Nour Bouhassoun, vice-presidente sênior da linha de negócios Beyond Road da Michelin, disse: “A Michelin acredita firmemente que a CEAT é a parceira ideal para dar continuidade ao nosso negócio de pneus diagonais e esteiras para equipamentos de construção compactos. Ambas as empresas estão totalmente comprometidas em garantir uma transição tranquila para nossos funcionários e a continuidade dos negócios para nossos clientes e fornecedores. Com esta operação, a Michelin continua a reestruturar seu negócio Beyond Road, alinhada à estratégia de crescimento sustentável do Grupo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *