As mulheres que nunca desistiram e marcaram a história da indústria automotiva

As mulheres que nunca desistiram e marcaram a história da indústria automotiva

Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o 54PSI relembra algumas personagens femininas que se sobressaíram – e ainda se sobressaem – na indústria automotiva mundial.

Embora a participação masculina continue preponderante, aos poucos as mulheres têm conquistado com empenho e resiliência seu espaço em importantes postos de comando e liderança no setor.

Mas o caminho a ser percorrido é bastante longo: segundo a pesquisa Liderança do Setor Automotivo, realizada pela Automotive Business, 93% das pessoas em posição de alta gestão nas empresas do segmento são homens.

Essa jornada teve como ponto de partida o pioneirismo de Bertha Benz. Além de inspirar a criação da marca alemã Mercedes-Benz, ela foi a primeira pessoa a realizar uma viagem de longa distância com veículo motorizado. E ainda levou nessa aventura os filhos de 13 e 15 anos.

Coube a uma mulher uma invenção à qual somos todos imensamente gratos, principalmente nos dias de chuva:  nosso limpador de para-brisas, genialmente criado por Mary Anderson e patenteado em 1905.

E não podemos deixar de lembrar de Helena Rother, que década de 40 abriu a porta das montadoras para outras mulheres ao se tornar designer de automóveis na GM.

Nos tempos atuais é muito mais fácil encontrar mulheres ocupando cargos em diversas áreas estratégicas, de criação e liderança. Inclusive no Brasil.

É o caso de Ana Theresa Borsari, primeira mulher a comandar uma operação da Peugeot no mundo, como diretora-geral da companhia na Eslovênia. Em outubro de 2015, voltou ao Brasil para ser a primeira brasileira a assumir a direção-geral da empresa no país.

Ana é advogada formada pela Universidade de São Paulo (USP) e iniciou sua carreira na Peugeot do Brasil em 1995, onde ocupou vários cargos de direção: Atendimento ao Consumidor, CRM, Desenvolvimento de Redes e Marketing. 

Em 2010, partiu para a carreira internacional passando por várias posições dentro do grupo até tornar-se a primeira mulher a comandar uma operação de marca no mundo.

Foi a responsável pela fusão das marcas Peugeot e Citroën na Eslovênia, até retornar à França para dirigir a área de comércio da Peugeot. Regressou ao Brasil em 2015, e, no início de 2018, foi nomeada country manager da Peugeot, Citroën e DS.

Ana Theresa é a primeira mulher a comandar as operações comerciais de uma montadora no país, e vem transformando o modelo de negócio da empresa a partir da sinergia e dinamismo de sua gestão.

Ana Theresa Borsari, country manager da Peugeot Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *