Cresceu o número de recalls de montadoras de veículos no Brasil em 2020
Um levantamento divulgando pelo aplicativo Papa Recall, que monitora as campanhas das montadoras para reparar problemas de segurança, os chamados recalls, apontou um crescimento de 4% na quantidade de montadoras envolvidas e de 6,8% nos modelos de veículos.
No total, foram 85 campanhas monitoradas, 26 montadoras envolvidas e 205 modelos afetados no ano passado.
A montadora campeã de recalls do ano foi a Mercedes-Benz, com um total de 15 chamamentos ao longo desse período. Além disso, a montadora alemã foi a que teve o modelo com mais campanhas – o AMG G 63, com quatro convocações para portas dianteiras, turbocompressor, módulo de travamento diferencial dianteiro e traseiro, e trava de segurança infantil de portas traseiras.
Hyundai CAOA, Jaguar, Kia e Suzuki se destacaram com zero recalls em 2020. E, dos vinte carros mais vendidos do Brasil, dez não tiveram nenhum chamamento de recall: Onix e Onix Plus, Argo, Strada, Compass, Kwid, Corolla, Kicks, HR-V e Hilux.
O Airbag foi o principal problema, com 19 campanhas e envolvendo 58 modelos afetados. O segundo tema mais recorrente foi combustível, com 13 chamamentos para 29 modelos. Freio, software e transmissão completam o pódio – cada tema marcou 8 campanhas em 2020.