EXCLUSIVO – Bridgestone: confiança na força do mercado brasileiro de pneus

EXCLUSIVO – Bridgestone: confiança na força do mercado brasileiro de pneus

Marcos Aoki, diretor comercial da Bridgestone, conversou com o 54PSI sobre os investimentos, as conquistas e os planos da gigante japonesa para o novo ano que está para chegar


54PSI: Marcos Aoki, gostaríamos de um breve histórico sobre sua carreira. Sua trajetória profissional, histórico dentro da Bridgestone e e suas responsabilidades na empresa.

Sou bacharel em engenharia mecânica e tenho pós-graduação em Qualidade pela UNICAMP e Marketing pela ESPM, além de MBA pela FGV. Assumi a diretoria comercial da Bridgestone em 2013 e, atualmente, sou responsável pelo canal de reposição de pneus de carga e também do segmento de recapagem, atendendo os principais revendedores e frotistas no Brasil. Já atuei na área de reposição de pneus de passeio, agrícola e fora de estrada, onde recentemente liderei a área de vendas para Equipamento Original, sendo responsável pelas negociações com as principais montadoras do Brasil.

54PSI: Que análise a Bridgestone faz do atual cenário da indústria de pneus no Brasil. Quais as expectativas para 2022?

O cenário do passado recente e atual ainda é de incertezas em função da pandemia e seus reflexos, mas temos confiança na retomada gradativa da economia no Brasil e na demanda do mercado de pneus e recapagens. A Bridgestone investe continuamente na manutenção, na modernização e na ampliação de do seu negócio e, como parte da nossa missão, continuaremos a aprimorar e a desenvolver produtos e soluções visando a sustentabilidade e a tecnologia para manter nossos consumidores na estrada de forma mais segura, eficiente e econômica.

54PSI: Como a Bridgestone enfrentou os piores momentos da pandemia? Houve escassez de matérias-primas ou redução no quadro de funcionários?

A pandemia do coronavírus impactou o mercado automotivo de forma geral. Desde o início, nossa prioridade foi a preservação da saúde de nossos integrantes, consumidores e parceiros, garantindo a segurança e a continuidade das operações. Implementamos rígidos protocolos de prevenção em nossas plantas e adaptamos nossos processos e planos para continuidade das entregas.

Em relação à matéria-prima, a Bridgestone segue operando normalmente no Brasil graças a uma estratégia de suprimentos entre nossas fábricas. Estamos monitorando os estoques e fornecimento de matéria-prima e não prevemos nenhum impacto em nosso fornecimento no momento.

Não foram realizadas demissões em decorrência da pandemia. Garantir a continuidade do negócio, preservando empregos, foi um dos nossos focos.

54PSI: Sabemos que há empresas locais que deixaram, pelo menos por hora, a produção de pneu de aro 13’’ suspensa. A Bridgestone continua a produção dessa gama? Há restrições de volumes?

Os veículos de passeio com pneus aro 13” não são mais produzidos devido aos novos direcionamentos da legislação brasileira. Dessa forma, acompanhamos as tendências de mercado e oferecemos aos nossos clientes os produtos e serviços que possam alcançar o máximo da segurança e performance, buscando sempre aprimorar e desenvolver novas soluções.

54PSI: A Bridgestone EMIA anunciou recentemente que pneus para veículos elétricos representarão mais de 1/5 de seus projetos OE até 2024. Como a Bridgestone do Brasil está abordando o tema localmente?

Um dos nossos principais objetivos de negócio é nos tornarmos uma empresa de soluções sustentáveis até 2050 e o carro elétrico faz parte deste cenário não apenas na região Europeia, mas globalmente. No Brasil não seria diferente. Por isso, recentemente anunciamos mudanças em nossa unidade de Camaçari visando o atendimento à demanda futura de pneus para veículos sustentáveis, elétricos e híbridos.

54PSI: Sabemos que a empresa atua em diversos canais: supermercados, concessionárias, e-commerce, lojas com bandeira etc., onde trabalha com diferentes linhas e propostas diferentes. Qual será o foco ou estratégia da empresa para 2022? Algum canal específico que a empresa pretende concentrar esforços?

Trabalhamos para oferecer aos consumidores uma experiência de compra em canais diversos, seja on-line ou off-line. Dessa forma, para 2022, continuaremos investindo em diferentes canais, sejam através de nossos parceiros de negócios em revendas autorizadas que comercializam pneus de passeio e carga; em e-commerces parceiros ou em nossa loja oficial, lançada em 2021 no marketplace Mercado Livre.

Além de nossos canais de revendas de pneus novos, a Bridgestone possui uma Rede de Recapadores com a marca Bandag, que executam serviços de reforma de pneus de carga, focada nos caminhoneiros e frotistas, visando oferecer uma redução no custo do Km rodado.

54PSI: Sobre o investimento de R$ 700 milhões na modernização e ampliação da planta da Bahia: qual é o status das obras? A pandemia teve impacto no cronograma ou na criação dos 420 novos empregos fixos e temporários previstos?

Não tivemos nenhum atraso no cronograma e estamos trabalhando dentro dos prazos estabelecidos. As oportunidades de empregos que envolvem a ampliação da fábrica também continuarão como previsto em nosso calendário.

54PSI: Quase todas as fabricantes locais já apresentaram soluções digitais para frotistas e pneus de carga, como TPMS, sistemas de monitoramento e etc. O que a Bridgestone oferece atualmente e o que pretende ainda apresentar ao mercado?

Atualmente, temos com um dos nossos pilares estratégicos globais nos tornarmos uma empresa com foco em Soluções de Mobilidade. O mercado sul-americano possui um destaque em nossa estratégia, devido ao tamanho da frota e pela referência em soluções para o segmento de veículos da linha comercial pesada.

Como parte deste portfolio global, estão disponíveis Soluções que entregam ao mercado eficiência e performance como o Ciclo Total da Vida do Produto que envolve o pneu novo, a recapagem e, após o término da vida do pneu, o descarte correto para evitar o impacto ambiental por meio da Bandag e ecossistemas que possuem modelos de Gestão dos Pneus e Frotas. Soluções digitais e de mobilidade também estão nos nossos planos futuros.

Recentemente, a Bridgestone Americas adquiriu a Azuga Holdings, Inc. (Azuga) e a plataforma de gestão de frotas Azuga, que irá agilizar o progresso da Bridgestone em direção ao fornecimento de soluções sustentáveis centradas em pneus e mobilidade, que melhoram a eficiência da frota, segurança, vida útil do veículo e atendimento ao cliente.

54PSI: Sobre o mercado de reforma de pneus de carga. O que a Bridgestone espera para 2022?

Acompanhamos de perto as demandas e as necessidades do nosso consumidor e buscamos sempre adaptar o negócio frente os desafios de mercado. Para 2022, seguiremos atuando forte para aprimorar o negócio de recapagens e, junto com nossa Rede de Recapadores, oferecer aos nossos consumidores o menor custo por Km rodado através de produtos, presença e serviços com ainda mais tecnologia, performance, segurança e economia.


Agradecimento especial a Greice Souza, da MáquinaCW

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *