Pirelli produz o primeiro pneu com certificação FSC do mundo
A Pirelli se tornou a primeira empresa no mundo a produzir uma linha de pneus certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council) e foram projetados para o BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. Esses pneus contêm borracha natural e rayon com certificação FSC e representam um novo horizonte para a produção cada vez mais sustentável de pneus.
A certificação de manejo florestal FSC confirma que as plantações são manejadas de uma forma que preserva a diversidade biológica e beneficia a vida das pessoas e trabalhadores locais, ao mesmo tempo que garante a sustentabilidade econômica. O complexo processo de certificação da cadeia de custódia do FSC verifica se o material certificado pelo FSC foi identificado e separado do material não certificado à medida que segue seu caminho ao longo da cadeia de abastecimento, desde as plantações até a fabricante de pneus.
O pneu Pirelli P Zero, o primeiro pneu com certificação FSC do mundo usando borracha natural com certificação FSC e rayon proveniente de plantações certificadas pelo FSC, será fornecido na medida 275/35R22 para a dianteira e 315/30R22 para a traseira do BMW X5 xDrive45e Plug-in-Hybrid. A segunda geração do BMW X5 com direção elétrica combina um motor a gasolina de 6 cilindros em linha de 3,0 litros – com a tecnologia BMW TwinPower Turbo – com a quarta geração da tecnologia do BMW eDrive. O híbrido plug-in produz uma potência do sistema de 290 kW/394 hp, com um torque máximo do conjunto de 600 Nm, em uma faixa de energia elétrica de 77-88 km (WLTP). O BMW Group realizou uma certificação de CO2 de ciclo completo para o BMW X5 xDrive45e, desde a aquisição de matéria-prima, a cadeia de suprimentos, a fabricação e a fase de uso, até a reciclagem.
A CADEIA DE FORNECIMENTO DE BORRACHA NATURAL SUSTENTÁVEL
A certificação FSC para a borracha natural usada para fazer o novo pneu P Zero, destinado ao BMW X5 Plug-in-Hybrid, adquirida de plantações certificadas, é o último passo no caminho que a Pirelli trilhou por muitos anos em direção ao gerenciamento sustentável da cadeia de abastecimento da borracha natural. Isso é alcançado por meio de um roteiro de atividades baseado na capacitação e compartilhamento de boas práticas nos países de origem do material, em consonância com os princípios e valores contidos na Política de Borracha Natural Sustentável da Pirelli, emitida em 2017. Este documento é o resultado de consultas às principais partes interessadas na cadeia de valor da borracha natural, incluindo ONGs internacionais, os principais fornecedores de borracha natural da Pirelli, produtores e comerciantes na cadeia de suprimentos, clientes automotivos e organizações globais multilaterais. A Pirelli também é membro fundadora da plataforma global para borracha natural sustentável (GPSNR). Esta plataforma multistakeholder foi criada em 2018 com o objetivo de apoiar o desenvolvimento sustentável do negócio da borracha natural em todo o mundo, beneficiando toda a cadeia de abastecimento.
Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Mobilidade do Futuro da Pirelli, disse: “Antes mesmo de chegar à estrada, a mobilidade sustentável começa com as matérias-primas. Com o primeiro pneu com certificação FSC do mundo, a Pirelli mais uma vez demonstra seu compromisso em buscar metas cada vez mais desafiadoras em termos de sustentabilidade, uma prova do trabalho constante em materiais inovadores e processos de produção cada vez mais avançados. Continuamos a investir no crescimento sustentável do nosso planeta, conscientes de que isso também é essencial para o futuro dos nossos negócios”.
“Como um fabricante premium, aspiramos liderar o caminho em sustentabilidade e assumir responsabilidades”, disse Andreas Wendt, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável por Rede de Compras e Fornecedores. “Temos o compromisso de aprimorar o cultivo da borracha natural e aumentar a transparência na rede de fornecedores desde 2015. A utilização de pneus feitos de borracha natural certificada é uma conquista pioneira em nosso setor. Desta forma, estamos ajudando a preservar a biodiversidade e as florestas para combater as mudanças climáticas”, concluiu.