Adoção de veículos elétricos deve aumentar o volume de pneus usados em 12% até 2030

Adoção de veículos elétricos deve aumentar o volume de pneus usados em 12% até 2030

A Recycled Rubber Coalition (Coalizão Americana de Reciclagem de Borracha), sediada em Washington, nos Estados Unidos, divulgou um documento intitulado “Um problema ambiental inesperado dos veículos elétricos com soluções de senso comum”. O documento analisa como a crescente adoção de veículos elétricos (VE) levará a um aumento de pneus usados e propõe soluções práticas de reciclagem. Formada por organizações e empresas do setor de reciclagem de borracha, a coalizão enfatiza a necessidade urgente de políticas governamentais eficazes para apoiar a expansão do mercado de borracha reciclada.

Reconhecendo a tendência positiva da demanda por EVs, a coalizão ressalta a necessidade de lidar com o consequente aumento no volume de pneus usados em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustão interna. De acordo com a Coalizão Americana de Reciclagem de Borracha, políticas governamentais eficazes que apoiem a expansão do mercado de borracha reciclada são consideradas essenciais para intensificar e incentivar os esforços da indústria.

Art Dodge, CEO da Ecore International, membro da coalizão e empresa de reciclagem de borracha localizada em Lancaster, Pensilvânia, destaca a urgência de impulsionar as taxas de reaproveitamento de pneus usados. Dodge menciona o histórico positivo da indústria na redução do estoque de pneus usados no passado e a disponibilidade atual de produtos finais inovadores, sustentáveis e duráveis.

Atualmente, os Estados Unidos produzem cerca de 315 milhões de pneus usados por ano, conforme relatado pela Coalizão Americana de Reciclagem de Borracha. Com a mudança prevista para EVs, esse número deverá aumentar em 12%, atingindo 352 milhões anuais até 2030. A coalizão atribui esse aumento a projeções de mercado que indicam que os EVs representarão 40% das vendas de carros de passeio e 35% das vendas de caminhões até 2030. O documento também destaca fatores que contribuem para o maior desgaste e descarte de pneus em EVs, como seu peso maior e torque mais rápido.

De acordo com o relatório, a taxa de reciclagem caiu de 96% em 2013 para 71% em 2021. A coalizão alerta que o aumento de pneus usados provenientes de EVs agravará esse problema, a menos que o mercado de borracha reciclada seja expandido.

O documento destaca maneiras inovadoras de reutilizar e reciclar pneus usados, como agregados derivados de pneus (ADP) e asfalto modificado com borracha (AMB). No entanto, o mercado atual de AMB utiliza apenas 3% do total de pneus usados gerados anualmente nos EUA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *