Em baixa: comercialização de pneus registra queda de 8,1% no primeiro bimestre
E 2024 começou desafiador para a indústria de pneumáticos. Novo levantamento setorial divulgado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) apurou que não só as vendas totais de pneus registraram queda de 8,1% no primeiro bimestre de 2024 em comparação com os dois primeiros meses do ano anterior, como também a comercialização para veículos de passeio registram o pior desempenho do setor, com recuo de 10,4%. Neste segmento, também caíram 5,5% as vendas paramontadoras e 8,9% para o mercado de reposição.
Os pneus para veículos comerciais leves tiveram recuo de 5,4% nas vendas do primeiro bimestre em comparação com o mesmo período de 2023, mas junto às montadoras foi registrado um leve aumento de 0,1%. A queda na reposição foi de 9%.
O segmento de pneus para motocicletas no mercado de reposição também ficou no negativo no primeiro bimestre, com queda de 3,7%.
O único desempenho positivo foi no segmento de pneus para veículos de carga, que apresentou resultados 4,7% maiores em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas para montadoras tiveram avanço de 15,5% e na reposição, o aumento foi de 1,3%.
Clique aqui para acessar o boletim completo do primeiro bimestre deste ano.