Brembo e Michelin firmam parceria reduzir o espaço de frenagem em até 4 metros

Brembo e Michelin firmam parceria reduzir o espaço de frenagem em até 4 metros

A Brembo, fabricante global em sistemas de freio, e a Michelin anunciaram uma parceria global com foco em soluções inteligentes para melhorar o desempenho de veículos, priorizando segurança e conforto para os motoristas. A colaboração combina as competências da Brembo em sistemas de frenagem, modelagem veicular e inteligência artificial com a experiência da Michelin em modelagem de pneus e desenvolvimento de algoritmos.

A iniciativa baseia-se na troca contínua de dados em tempo real entre o software de soluções conectadas da Michelin e o sistema de frenagem SENSIFY® da Brembo. A tecnologia da Michelin fornece informações detalhadas sobre aderência dos pneus, permitindo ajustes de precisão nos freios para aprimorar o desempenho do SENSIFY®.

As soluções conectadas da Michelin utilizam um portfólio de softwares que monitoram dados como desgaste (SmartWear), carga (SmartLoad) e aderência (SmartGrip) em tempo real, funcionando com pneus de qualquer marca. Por sua vez, o SENSIFY® combina componentes de frenagem da Brembo a um sistema digital com inteligência artificial, sensores e algoritmos, capaz de controlar cada roda de forma independente, elevando os padrões de segurança e dirigibilidade.

Testes realizados em ambiente virtual e físico demonstraram resultados promissores. Na primeira fase, os modelos de pneus e algoritmos da Michelin foram integrados aos sistemas inteligentes de frenagem da Brembo em simulações virtuais. Posteriormente, os testes físicos confirmaram as simulações, evidenciando redução de até quatro metros na distância de frenagem em eventos com ABS, além de melhorias no tempo de resposta, estabilidade lateral e conforto.

As empresas destacaram o potencial transformador da parceria. Serge Lafon, da Michelin, enfatizou o compromisso com a segurança e a sustentabilidade, destacando a importância de soluções que maximizem a vida útil dos pneus. Já Daniele Schillaci, CEO da Brembo, reforçou a visão da empresa de um futuro sem acidentes e o papel da colaboração para impulsionar a inovação na indústria automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *